Bom dia!
Viva Jacob do Bandolim!
http://www.youtube.com/watch?v=2LoSXHijzMA&feature=related
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Quem tá limpo toma, quem tá sujo se queima...A força do hábito 3
- Você tem esses hábitos no seu dia-a-dia?
Você quando acorda diz: Bom Dia para sua mãe, sua mulher, seu filho, seus irmãos, para as pessoas que moram com você?
Você deseja Bom Apetite para aqueles que sentam na mesma mesa que você, antes de começar as refeições?
Você espera para iniciar a comer junto com aqueles que estão sentados a mesa ou já começa a comer sem esperar que o último acabe de se servir?
Você pede Por Favor ao seu filho, sua filha, seu marido, sua esposa, sua secretaria, diariamente para qualquer coisa que você necessita e agradece a gentileza?
Antes de deitar e dormir você deseja Boa Noite para as pessoas da casa, com quem você convive diariamente?
Quando alguém espirra, mesmo um desconhecido, você deseja saúde?
Você abre a porta do carro para as pessoas entrarem?...isso não é só para os homens, mulheres também podem fazê-lo.
Quando você está num barzinho, restaurante, ou em casa de amigos, quando te servem uma cerveja, vinho, ou guaraná, você, antes de beber, faz um brinde desejando saúde a todos?
Você ajuda uma senhora, ou uma pessoa a carregar uma sacola pesada?
Você fala muito alto ou nem se dá conta que está gritando?
Quando você chega em algum lugar, numa sala, elevador, você cumprimenta as pessoas, ou baixa a cabeça e as ignora?
Quando você é convidado para o almoço em família, ou o jantar na casa de amigos, você leva um presentinho de agradecimento para aqueles que te convidaram, nem que seja uma singela flor, uma garrafa de guaraná, um vinho ou um bolo?...um símbolo de agradecimento e educação, vc tem esse hábito?...ou vai de mãos vazias?
Você, quando encontra o seu vizinho, olha nos olhos e deseja bom dia, boa tarde, boa noite?
Você oferece o seu lugar para uma senhora sentar?
Quando você fala ao telefone com qualquer pessoa, você tem o hábito de dizer: bom dia fulano, aqui é cicrano, tudo bem?...as vezes é bom perguntar, pois, a outra pessoa pode até estar doente e mal humorada....é bom tentar ver através das aparências.
Quando você está dirigindo, deixa o outro motorista passar na sua frente na fila do sinal?
Você dá preferência aos pedestres e para na faixa para eles atravessarem?
No supermercado, para a moça do caixa, na padaria, em qualquer estabelecimento, você cumprimenta a vendedora e pede por favor pelo seus serviços?
Você pede desculpas quando erra?
Você sabe pedir perdão?
Muitas vezes a erudição não é sinônimo de educação ou bondade.
Quem é melhor : o Erudito ou o virtuoso?
A gratidão é uma grande virtude, assim como a modéstia e a humildade.
O ser humano ama o modesto e rechaça a arrogância.
Os pequenos hábitos diários da boa educação doméstica, do agradecimento constante, mudam as pessoas, humanizam e causam menos estresse.
Melhor cultivar novos e bons hábitos do que permanecer no exercício da velha e cômoda ignorância, do estresse e da brutalidade.
Vamos mudar juntos, todos os dias temos a chance de sermos melhor, de nos estressarmos menos, e de não estressar o outro.
Ah já ía esquecendo! Outra coisa louca e estressante na nossa cultura brasileira é:- quem é bem educado aqui ou é FRESCO OU COMETE MUITA FRESCURA....as vezes o povo só vai no grito "meRmo"...que estresse!...
Bom dia e muda Brasil...!!!
nena.meier
A força do hábito (2)
Olho para o mundo e vejo que falta humildade, modéstia e educação doméstica, pois, educar é uma tarefa árdua e de grande responsabilidade.
Educar é tarefa mais abrangente que criar; é o suprimento de necessidades que transcendem o aqui e agora ou o aspecto físico. É a formação do caráter.
Um exemplo de má-educação é quando se confunde amizade com excesso de intimidade, criando assim o desrespeito que invade a privacidade do outro, seja dos filhos, maridos, esposas, amigos, vizinhos...
Pequenos exemplos: entrar no quarto de alguém sem bater na porta antes; vasculhar a carteira do marido; ver as escondidas para quem a mulher, marido, filho, namorado ligou no celular; tirar dinheiro da carteira do outro sem avisar; escutar atrás da porta.
Não saber ser discreto; se meter onde não é chamado; invadir sem piedade o espaço do outro; abusar da liberdade; essas também são formas de estresse.
A falta de educação doméstica, seja ela por fatores culturais, aspecto ético e social, nos mostra o quanto a nossa civilização ocidental, sofre e irá sofrer pela falta de respeito e privacidade dos que nos cercam diariamente.
- Os pais, e não a escola, são os principais responsáveis pelo ensino da moral, ética e dos bons costumes – da delicadeza, do bom trato com as pessoas. É em casa que a criança deve aprender a obediência, a respeitar a autoridade dos pais, o respeito com os irmãos, o respeito pelas outras pessoas, etc...
- Pequenos hábitos de educação e gratidão no dia-a-dia mudam a vida e enriquecem o futuro para sempre.
A FORÇA DO HÁBITO 1
"Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes; mas não aprendemos a simples arte de vivermos juntos como irmãos"
Martin Luther King
A força do hábito
Queridos amigos, boa tarde!
Interessante! lendo a frase do Martin, lembrei da pergunta que o fisioterapeuta me fez na semana passada.
A senhora se estressa?
Eu respondi: depende do que é estresse para o senhor!
A palavra “stress” entrou no nosso vocabulário com uma velocidade alucinante.
Acho que não há nenhum trabalhador brasileiro que não saiba o que significa a palavra “stress”! “Stress” (do Inglês): estresse, tensão: Palavra de aparecimento recente que tem um conteúdo muito próprio, ligado à pressão ou tensão a que hoje em dia estamos submetidos. Com a evolução do conceito, caiu em desuso a expressão “estresse no emprego” ou outras semelhantes, e passou-se a utilizar a expressão correta de “estresse ocupacional”, pois algumas pessoas podem não ter emprego, ou trabalho remunerado (ex. Serem trabalhadores voluntários) e sofrer igualmente de estresse ocupacional.
2 - O orgulho e a má-educação são tão venenosos quanto o estresse, se bem que o estresse é proveniente de vários fatores. O orgulho é cheio de rancor, é amargo e afasta as pessoas, como as mantêm cegas, surdas, mudas, distantes e afastadas para uma nova chance, para o perdão, para um novo recomeço.
O orgulho é um dos venenos da mente, além da ignorância, inveja, carência, raiva e medo.
Ouvi o conselho de um mestre muito sábio que dizia: toda vez que você congelar alguém da sua vida, você estará congelando também uma parte do seu corpo, podendo causar uma doença muito grave.
Assinar:
Comentários (Atom)

